Ações em execução nos processos relacionados
Geralmente, as ações são executadas no objeto em que o processo está baseado (por exemplo, adicionando uma Nota à uma Solicitação ou aprovando uma Alteração). No entanto, há vezes em que você quer que um processo execute uma ação em um ou mais processos relacionados. É possível fazer isso usando um tipo de ação chamado Ação relacionada. Você cria a ação relacionada no objeto de origem, a qual pode ser usada em seguida em um processo para o objeto de origem, mas que é executada para o objeto-alvo.
Exemplos de uso incluem:
- adicionar uma nota a um Problema, o qual adiciona uma nota a todas as Alterações anexadas a esse Problema.
- a partir de um Incidente, concluindo todas as Tarefas dentro do Incidente.
- de uma Alteração, executando uma ação que também avança um Problema anexado para um novo status.
Não é possível propagar ações para filhos do objeto-alvo.
Para criar uma ação relacionada:
- No Designer de Objetos, abra o objeto no qual deseja usar a ação (o objeto de origem).
Por exemplo, se desejar adicionar uma nota a um Problema que, em seguida, adiciona uma nota às Alterações anexadas a esse Problema, abra o objeto Problema. - Na lista Atributos, clique no relacionamento ou na coleção ao qual deseja adicionar a ação (o alvo).
Isso deve ser um relacionamento com um objeto ou uma coleção para o qual você pode criar um processo (isto é, deve ter a propriedade É processo? definida como True.
Por exemplo, se desejar adicionar uma nota a um Problema que, em seguida, adiciona uma nota às Alterações anexadas a esse Problema, abra a coleção Alterações. - Na lista Ações, clique em Gerenciar ações.
A caixa de diálogo Gerenciar ações será exibida. - Clique em Adicionar.
Uma nova linha será adicionada na lista Ações. - Na lista Tipo de ação, selecione Ação relacionada.
- Na lista Ação relacionada, selecione entre os itens disponíveis a ação que você deseja executar no objeto relacionado – nem todas as ações estão disponíveis como ações relacionadas.
Por exemplo, se você desejar adicionar uma nota a um Problema que, em seguida, adiciona uma nota às Alterações anexadas a esse Problema, selecione Adicionar Nota. - Adicione um Título para a ação relacionada, clique em OK e salve as alterações no objeto.
Recomendamos que seja usado um título no formato <ação relacionada> em/ao(a) (todos/todas) <alvo> – por exemplo Adicionar nota a todas as alterações.
A ação relacionada será criada e estará disponível para uso como uma ação automática para o módulo associado no Designer de Processos.
Quando você tiver criado uma ação relacionada, será possível usá-la na criação de um processo.
É possível usar ações relacionadas como ações automáticas apenas. Portanto, você pode precisar adicionar uma ação manual que pode ser usada para acionar a ação automática relacionada.
Para adicionar uma ação relacionada a um processo:
- No Designer de Processos, abra o processo de origem.
Por exemplo, se desejar adicionar uma nota a um Problema que, em seguida, adiciona uma nota às Alterações anexadas a esse Problema, abra um processo Problema. - Adicione uma Instância de Ação à criação do processo.
A caixa de diálogo Selecionar Ação é exibida. - Selecione a ação que você deseja usar para adicionar a ação automática relacionada ou crie uma nova ação.
Por exemplo, se você desejar adicionar uma nota a um Problema que, em seguida, adiciona uma nota às Alterações anexadas a esse Problema, use a ação Adicionar Nota, no Problema. - Adicione uma Instância de Ação Automática à criação do processo.
A caixa de diálogo Selecionar Ação é exibida. - Selecione a ação relacionada criada anteriormente (em nosso exemplo, Adicionar nota a todas as alterações) e clique em OK.
A janela da ação relacionada é exibida. - Preencha a janela conforme necessário e clique em OK.
Por exemplo, você pode clicar com o botão direito do mouse em um campo e selecionar Tipo de valor para adicionar um valor de tempo de execução do controle para preencher os campos na nota das Alterações com valores inseridos na nota do Problema.
Para obter mais informações sobre o uso de tipos de valor, consulte Especificar valores dinâmicos para ações automáticas.
A propriedade Propagar Ações para Filhos fica indisponível para ações relacionadas.
- Se necessário, na propriedade Filtro da Ação Relacionada na grade Propriedades, selecione o filtro a ser usado ou clique em Novo.
Isso lhe permite adicionar um filtro às propriedades da ação automática, para que a ação seja executada apenas em um subconjunto dos itens na coleção. Por exemplo, se sua ação relacionada adiciona uma observação a todas as Alterações anexadas a um Problema, será possível adicionar um filtro para selecionar apenas as Alterações que têm um status específico e, em seguida, adicionar a observação apenas a elas. - Vincule os componentes do processo como desejado e salve as alterações.
A ação usada para acionar a ação automática relacionada não tem nada a ver com a ação relacionada. No exemplo acima, adicionar uma nota a um Problema é acionar uma ação automática relacionada para que adicione uma nota correspondente a cada uma das Alterações anexadas a esse Problema. No entanto, você pode adicionar uma nota a uma das Alterações anexadas ao Problema quando uma ação que altera o status do Problema for executada. Por exemplo, é possível usar uma ação automática relacionada após a ação Adicionar diagnóstico, no processo Problema simples, para adicionar uma nota com o texto Diagnóstico de problema concluído a cada uma das alterações anexadas.
Como lidar com ações relacionadas indisponíveis
Por padrão, se a ação relacionada estiver indisponível em qualquer um dos itens-alvo no momento em que ela for acionada pela ação do objeto de origem, NENHUMA das ações relacionadas NEM a ação de origem serão executadas. Na maioria dos casos, este é um comportamento que necessita: do motivo pelo qual não é possível usar a ação é informado para que você possa tratar do problema no item-alvo relacionado e, em seguida, possa executar a ação no item-pai novamente.
No entanto, haverá vezes em que você desejará que o processo continue mesmo se a ação relacionada estiver indisponível em um ou mais itens-alvo. Considere o exemplo em que você esteja adicionando uma nota a todas as Alterações que estão anexadas a um Problema no momento em que esse Problema estiver seguindo para outro passo. Neste caso, você sempre vai desejar que a ação avance o Problema e que a nota seja adicionada a qualquer Alteração na qual uma nota possa ser adicionada. Se algumas das Alterações tiverem sido fechadas e uma nota não puder ser adicionada a elas, você não vai querer que isso interrompa o avanço do Problema.
Para configurar que ações avancem se uma ação relacionada estiver indisponível:
- Abra o processo necessário e selecione a ação automática da ação relacionada.
- Clique em
.
A grade Propriedades é exibida. - Defina a propriedade Continuar se a ação relacionada não estiver disponível? para True se você desejar que o processo continue no caso de a ação relacionada estiver indisponível no item-alvo.
Com esse valor definido como True, os itens-alvo continuarão onde possível, mas o processo de origem continuará mesmo se a ação relacionada estiver indisponível em alguns dos itens-alvo. - Clique em
.
O processo é salvo.